2015 07 06

 

  

      A Bandeira da Santa Casa da Misericórdia de Elvas é um painel de duas frentes, debruado de trançadeira amarela de lã, e repregada de tachas amarelas; teve ao alto uma cruz, e representa no anverso a figura da Senhora do Amparo estendendo o seu manto de modo a cobrir toda a humanidade, e no reverso a figura da Virgem Mãe, sob o título da Piedade, rodeada dos poucos que participaram da sua dor, sustendo nos joêlhos o suppliciado do Gólgotha; representando-se também n'um segundo plano o acto do encerramento do corpo de Jesus no sepulchro do Arimanthense.      

«Por baixo, no anverso, estão as palavras: SVB TVVM PRESIDIVM CONFVGIMVS SANTA DEI GENITRIX; e no reverso: LIVORE EJUS SANATI SUMUS.»

« Sob o Manto da Virgem do Amparo destacam-se, d'outras figuras de somenos representação, todas postas de joêlhos, o Rei, o Pontifice e fr. Miguel de Contreiras, em cuja capa puzeram,em vez das letras da provisão, F. M. E.»

- Na descrição que dela faz Almada, ob.cit., que, no entanto, por lapso dá a legenda do anverso sem as palavras SANTA DEI GENITRIX, e a do reverso com EJVS e SVMVS.

 

София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3